Roberta Sudbrack, uma longa trajetória


Reinventar é o verbo que descreve Roberta Sudbrack. Ela possui uma longa história, marcada por momentos que exigiram que agisse de tal maneira, o que acabou levando a uma posição de destaque dentro da gastronomia brasileira.

Quem já ouviu falar na gaúcha sabe que ela foi chef no Palácio da Alvorada, ou seja, cozinhou para o então Presidente da República, FHC, e sua esposa, Ruth Cardoso. Porém, a caminhada de Roberta teve início quando seu avô faleceu e, junto à avó, começou a vender cachorro quente nas ruas de Brasília para pagar um curso de Veterinária fora do país.

Morando nos Estados Unidos, ela se viu obrigada a aprender a cozinhar para si. Tal fato impactou sua vida, fazendo-a perceber que aquilo era o que queria como profissão. Largou a faculdade e, sem dinheiro, não conseguiu pagar um curso de Gastronomia. A alternativa? Um laboratório dentro da própria cozinha. Foram 3 anos aprendendo sozinha os truques da culinária.

De volta ao Brasil, Roberta começou a preparar jantares em residências da capital brasileira até chegar ao Palácio da Alvorada. Após comandar uma equipe formada por militares durante 7 anos, ela resolveu trilhar um novo caminho, ou seja, se reinventar. Apesar das propostas em São Paulo, a chef optou pelo Rio de Janeiro e abriu o seu primeiro restaurante no bairro Jardim Botânico.

A principal característica da chef continuou aparecendo após a mudança para o Rio. Sua cozinha foi considerada a primeira que só oferecia menu de degustação, sofrendo alterações todos os dias. Além disso, todos os clientes se concentravam em uma única mesa. Premiadíssima, hoje ela é considerada a única “carioca” com três estrelas no Guia Quatro Rodas.

No entanto, não satisfeita, resolveu reinventar mais uma vez e aderiu ao empreendimento que tem chamado a atenção dos brasileiros: Food Trucks. SudDog, seu caminhão, é especializado na versão gourmet do cachorro quente. A fama do veículo também se deve a seu pioneirismo no movimento das lanchonetes sobre rodas.

Roberta Sudbrack

Certamente, a chefe não irá parar por aí e outras reinvenções surgirão com o tempo!

 

Imagens: Arquivo pessoal Sudbrack/Instagram

 




Comente

Comentar usando

ou escolha um nome